Imagem
Bom, é claro que a decisão (consciente) de participar de um projeto como este é o passo mais importante, mas temos que lembrar que não estamos falando de um cruzeiro pelas ilhas gregas ou caribe onde há todo o conforto e disponi-bilidade de serviços a bordo da embarcação com uma relação de 1 tripulante para cada 2 ou 3 passageiros. Estamos falando de uma competição de volta ao mundo por 10 meses, onde cada etapa leva em média 30 dias. Nela o tripulante é VOCÊ! E como o próprio informativo da Clipper coloca, não há as páginas amarelas da lista telefônica para te ajudar se o encanamento do banheiro entupir ou para pedir um pizza. E tratando-se de uma competição, quem chega primeiro, ganha. E muita gente leva isto muito a sério, principalmente os skippers. Portanto, o pessoal da Clipper leva a sério todo processo de seleção e treinamento dos candidatos a tripulante. E, é claro, comigo não está sendo diferente. 
         Após sinalizar que você quer fazer parte desta "loucura", é preciso fazer uma entrevista com o David, gerente de recrutamento, e responder um questionário com 24 perguntas, para que eles entendam o seu perfil psicológico, conhecimentos, aptidões, defeitos, motivações e experiência. Confesso que só para responder o questionário, me tomou um sábado inteiro. Depois vinha a entrevista, e mais um momento de apreensão, primeiro pelo inglês, já que não estou acostumado com o sotaque britânico, e o simples fato de não conseguir me comunicar adequadamente poderia acabar com o meu sonho. E foi numa sexta-feira pela manhã que recebi a ligação no celular do David em uma viagem de divulgação a regata pela Holanda. Ele repetiu algumas das perguntas do questionário, esclareceu alguns outros pontos. Não posso dizer que foi tranquila, por  conta exatamente do sotaque deles e da qualidade da ligação. Já sabia por outros relatos de blogs de tripulantes anteriores que eles não dão a resposta neste momento e que em média isto demora dois dias. Bom, era sexta-feira, e a minha ansiedade teria que aguentar até terça-feira. Haja estômago!
        E foi com um email já da equipe de suporte aos tripulantes da regata que recebi a notícia:
"Hi Joao,
I understand that you recently had an interview with David and that you have now been accepted for the race. Many congratulations!
Please find attached a copy of your Race Contract – please read it carefully and let me know if you have any questions.
All the best and look forward to meeting you when you come over for training".


13/4/2014 10:03:58 am

Great blog post, thanks for posting this.

Reply



Leave a Reply.