Lat: 13o 15’- Norte
Long: 026o 28’ – Oeste

Cerca de 150  milhas a sul do oeste de Cabo Verde.

Estamos rumando sul em direção aos Doldrums que na data que estamos começa aos 12 o  de latitude norte e pode ter centenas de milhas extensão. O calor continua nos castigando dia e noite. Passa facilmente dos 35 graus tanto fora quanto dentro do barco. Hoje tivemos mais uma mudança de horário para que o nascer e por do sol fiquem mais adequados ao horário do barco. Por uma hora a mais, durante o almoço, ficamos todos no deck. E foi neste momento que fomos pegos pelo primeiro squall.

Uma imensa nuvem preta que se podia ver a mais de 20 km de distância. O vento mudou de 8 para 18 nós em uma questão de 2 minutos. Felizmente estávamos preparados. Fomos desviando do vento e aliviando as velas para evitar que o barco inclinasse demais. Depois veio a chuva. Torrencial. Perfeita para colocar o banho de todos em dia. Para ela também estávamos preparados. Shampoo e sabonete a postos. Foi uma festa. Todos puderam ter o seu momento de ducha na água que escorria pela vela e caía no deck. Seria bom ter uma destas pelo menos uma vez por semana para aliviar o odor a bordo.

Estamos nos aproximando cada vez mais dos outros barcos e preparando nossa estratégia final para cruzar os Doldrums, e por isso vamos entrar em “Stealth mode” pelas próximas 24h (começando em 21/09 – 1800hs UTC). Neste período nossa posição não será divulgada para os outros barcos nem para o público geral. Depois que passar este período conto qual é a estratégia e se ela deu certo. Está tudo relacionado ao ponto que escolhemos para cruzar os doldrums.




Leave a Reply.