Começou mais uma etapa!
Estou a caminho da Inglaterra em uma viagem de 3 semanas para mais 2 etapas de treinamento e o grande evento de alocação da tripulação.
Nesta etapa estou treinando também a organização da bagagem e uso otimizado de roupas. Toda a bagagem pesou 17kg, incluindo saco de dormir, travesseiro, computador e as paçoquinhas de presente pro pessoal. Nada de roupas de algodão ou lã. Somente roupas sintéticas de secagem rápida. Só uma calça jeans e um par de tênis para os jantares.
Para toda a travessia não poderei levar muito mais q isso, então é bom ir aprendendo...
Me desejem boa sorte!
 
Finalmente saiu a data! E como eu previa, houve um pouco mais de atraso. Mas nada que diminua o brilho e a emoção do evento e da competição.
E então será no domingo de 1 de setembro de 2013 que 12 novos e modernos veleiros de 70 pés e seus mais de 250 tripulantes amadores, iniciarão a primeira etapa de mais uma volta ao mundo, cruzando o Atlântico e percorrendo mais de 9000km da Inglaterra até o Brasil. Um destes afortunados serei eu!
Ainda faltam vários detalhes importantes como os portos de saída e chegada, mas já dá pra se planejar melhor. Começou a contagem regressiva! Faltam pouco mais de 4 meses....
 
Estes são os 12 skippers que liderarão mais de 650 velejadores amadores por mais de 40000 milhas (74000 km) ao redor do mundo durante aproximadamente um ano, a partir de agosto deste ano.O grupo, que atravessou um processo de seleção rigoroso durante os últimos meses, foi selecionado de centenas de candidatos, para tomar o desafio de conduzir doze grupos amadores na aventura de uma vida. Também serão os primeiros a competir na nova frota de veleiros de alta performance, os Clipper 70.

Fundador Clipper Race e presidente, Sir Robin Knox-Johnston entende bem os testes que estão à frente do 12 e está satisfeita com os capitães que foram escolhidos para assumir este desafio único.

"O padrão de candidatos para esta corrida era alta e os candidatos aprovados passaram por um rigoroso processo de seleção e desafiador para chegar a este ponto. Tenho certeza de que todos eles vão saborear os desafios que virão. Eu sei que nós escolhemos um grupo excepcional de pessoas para realizar a tarefa de liderar nossas equipes ao redor do mundo. Este grupo de skippers está ansioso para ser o primeiro a correr na nova frota de Clipper 70, mas o foco continua a ser o mesmo que nas corridas anteriores, com ênfase na motivação da tripulação e manutenção de sua segurança para se manter competitivo em todas as condições. "

Vicky Ellis, 30, de Bristol, será a única skipper mulher na corrida e tendo trabalhado com tripulação da  Clipper como um capitão de treinamento ao longo de três anos, agora está ansioso para o desafio de trabalhar com sua equipe na corrida. Os outros eleitos são:
Damian Parnham (48)
Chris Hollis (33)
Eric Holden (33)
Patrick van der Zijden (43)
Sean McCarter (31)
Matt Mitchell (26)
Oliver Cotterell (27)
Richard Gould (26)
Gareth Glover (36)
Pete Stirling (47)

Simon Talbot (43)

Só falta saber com qual deles farei a minha aventura...

 
 Imagem
Acaba de ser anunciado o evento mais esperado nesta fase de preparação da competição. 
É o Crew Allocation Day, que ocorrerá no próximo dia 11 de maio em Portsmouth - UK, onde finalmente saberemos os nomes dos barcos, quem serão os nossos skippers e companheiros de tripulação. Também teremos as confirmações dos portos de parada e das datas de largada das diversas etapas. O evento não é obrigatório, mas dado a importância,  me planejei para coincidir com as fases de treinamento restantes. Acredito que neste dia realmente começaremos a nos sentir parte de um time e viver este desafio único. 
Após anunciados os skippers e tripulações, cada time fica reunido uma tarde inteira onde as pessoas começam a se conhecer, discutir objetivos e expectativas com a regata, e como serão os preparativos finais do barco: quem fará os cursos de mecânica de motor, desalinizador, gerador, quem será responsável pelo abastecimento do barco antes de cada etapa da competição, os "acessórios" que serão comprados e instalados no barco. Mimos como geladeira, aquecedor, identificação dos cabos, mangueiras, são coisas que cada tripulação deve adquirir e preparar no barco por conta própria.