Já estamos chegando no final de outubro, e também a primeira parte do treinamento de 30 dias antes do início da competição em agosto/2013. Desde o momento da minha seleção na metade de julho até agora, houve longo processo de preparativos, passando por questionários, assinatura de contrato, formulários médicos, envio de documentos, e é claro também algums desembolsos para o pagamento da competição e treinamento. Só a parte de pagamento merece um livro, já que no Brasil é tudo complicado, caro, e paga-se imposto para tudo, a luta para minimizar as taxas e impostos para o envio de dinheiro para a conta da Clipper na Inglaterra mereceu bastante estudo, várias visitas a bancos e agências de câmbio. E ainda não acabou. Mas esta parte chata do projeto, eu conto depois pra quem tiver interesse.
            Mas a parte boa é que no próximo dia 26/10 embarco em Gosport, sul da Inglaterra, em um Clipper 60 (pés) por 7 dias para algo como um "nivelamento" ou como eles chamam "introduction to bigboat sailing". O maior veleiro em que já velejei foi um 40 pés em uma pequena travessia de 30mn de Jurerê a Camboriú. Em um 40 pés o trabalho já começa a ficar pesado, é preciso usar catraca pra tudo, e são poucas as tarefa que podem ser feitas sozinho. Acho que estes 7 dias não serão apenas de nivelamento pra mim. Começo a imaginar que a coordenação das tarefas e o trabalho em equipe realmente mostram-se mais importantes que a tecnica como fatores de sucesso em uma competição como esta. 
            Após a imersão de uma semana a bordo, será a vez do curso teórico por mais uma semana, onde serão abordadas questões de navegação oceânica, manutenção do barco, comunicação, previsão do tempo, etc.
            Mas o problema mesmo acho que vai ser o tempo. Estou acompanhando a previsão para o tempo que estarei no mar. A temperatura vai baixar e o vento aumentar. Não dá pra dizer que é prazeiroso cumprir o seu turno de vigia de 4 horas numa madrugada fria de 4ºC com ventos chegando a 30 nós. Well, could be much worse... Nada melhor para a preparação que treinar na situação real, mesmo que seja num barco "pequeno" de 60 pés.

Abaixo a preivisão do Windguru para o dia 26/10 em Portsmouth, UK.
Silvia
2/11/2012 08:52:58 am

Estamos torcendo por você. O importante é ter a consciência do que se quer e fazer tudo para que o objetivo seja alcançado. Força e perseverança. Deus o abençoe.

Reply



Leave a Reply.